DICIONÁRIO DAS EXPRESSÕES CRETINAS E EQUÍVOCAS – I

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES CRETINAS E EQUÍVOCAS é um apanhado de palavras e expressões que venho recolhendo há algum tempo e que dizem muito sobre a dinâmica cultural e sua influência na língua, que nesse contexto, a meu juízo, caminha para trás, na medida em que banaliza as palavras ao ponto de fazê-las até perder o sentido e adotar-lhe outro, sempre surpreendente. Vou publicar regularmente, aos poucos, os verbetes desse micro dicionário.

– Aclamação – atitude de um grupo que não tem o menor interesse em exercer certas funções e abdica em favor de um terceiro interessado, que recebe o encargo como se de seu natural merecimento.
– Abraços – fórmula desprezível de terminar uma correspondência destinada a quem não se tem a menor intimidade ou a menor vontade de abraçar. Os mais audazes nessa prática costumam abreviá-la como abr. ou abs, o que não significa absolutamente nada ou muita coisa, inclusive a abreviação do verbo abreviar ou da palavra absolutamente, pois nessa seara tudo é possível.
– Areópago – ou aerópago? Na dúvida, para não fazer ridículo, use Tribunal. Designação muito utilizada em petições e acórdãos por quem muitas vezes não tem ideia da etimologia da palavra, embora saibam escrevê-la.