CITAÇÕES DE DOM QUIXOTE IX

 Dom Quixote de La Mancha é o maior romance jamais escrito, observação essa que, pode-se dizer, é um lugar-comum entre a crítica literária. É minha obra preferida, lida e relida muitas vezes. Pretendo aqui publicar os trechos que considero mais espirituosos, humorísticos, sagazes, sensatos e disparatados da obra, dando sempre especial atenção à maravilhosa riqueza da linguagem empregada por Cervantes.

– Bem pode, senhor – acudiu Sancho – sofrear as rédeas à égua, porque o nosso cavalo é o mais honesto e composto que se pode imaginar…demore Vossa Mercê o tempo que quiser, que o cavalo, mesmo ainda que lhe sirvam a égua num prato, não é capaz de a afrontar.

– tão louco é vosso amo – respondeu o fidalgo – que chegueis a temer e a acreditar que ele se meta com tão ferozes animais? – não é louco – tornou Sancho – mas é atrevido.

– mas devasse o cavaleiro andante todos os cantos do mundo, entre os mais intrincados labirintos, acometa o impossível a cada passo; resista nos ermos paramos aos ardentes raios do sol de um pleno estio.