CITAÇÕES DE DOM QUIXOTE X

Dom Quixote de La Mancha é o maior romance jamais escrito, observação essa que, pode-se dizer, é um lugar-comum entre a crítica literária. É minha obra preferida, lida e relida muitas vezes. Pretendo aqui publicar os trechos que considero mais espirituosos, humorísticos, sagazes, sensatos e disparatados da obra, dando sempre especial atenção à maravilhosa riqueza da linguagem empregada por Cervantes.

– que versos traz agora entre as mãos…? se são de justa literária, procure Vossa Mercê alcançar o segundo prêmio, porque o primeiro sempre o conquistam os empenhos e a posição do concorrente; o segundo, ese dá-o simplesmente a justiça.

– que ciências estudou? A da cavalaria andante – respondeu Dom Quixoste – não sei que ciência é esta – replicou D. Lourenço – é uma ciência – tornou Dom quixote – que encerra em si a maior parte das ciências do mundo, porque aquele que a professa há de ser jurisperito, conhecer as leis da Justiça distributiva e comutativa, para dar a cada um o que é seu e o que lhe pertence.