DICIONÁRIO DAS EXPRESSÕES CRETINAS E QUÍVOCAS XIV

m

 

Medida profilática – expressão que, dependendo do uso, tem o seu espaço cativo nesta obra, especialmente quando utilizada em Direito para designar ações ou recursos destinados a afastar ilegalidades. Lima Barreto, na sua obra Clara dos Anjos, coloca na boca de seus personagens o seguinte diálogo, quando o advogado Praxedes está explicando a um grupo o que é um habeas corpus preventivo: “…é uma medida profilática… Aí, não posso concordar” – aparteia o dentista prático Meneses – “cada ciência tem o seu próprio conhecimento.” A crítica não fez escola, pois o artificialismo da linguagem jurídica só fez engrossar de lá pra cá.

Melhor idade – etapa da vida do indivíduo em que ele passa a ser atormentado diariamente pela dor e pela decrepitude geral; expressão utilizada alagremente por alguns desses indivíduos senis e por empresas de turismo inescrupulosas para vender pacotes de viagens.

Negritude Junior – sinceramente, não faço a menor idéia, exceto que se pode opor à negritude sênior, que também não significa nada. Dá a impressão de uma negrura que ainda não passou da fase mulata.