AS VANTAGENS DO ÍNDICE SISTEMÁTICO NOS CÓDIGOS

  vade-mecum-policial-20-638

     Peça a algum estudante de direito ou advogado para procurar um determinado assunto (ou artigo) no Código de Processo Civil, ou qualquer outra codificação, como a Constituição Federal acima, e com grande probabilidade você o verá procurando no índice remissivo (ou alfabético), inserido no final do volume. Chama-se remissivo porque ele faz remissão à página em que se encontra o tópico pesquisado.

     Quando eu mesmo era estudante de direito, nossa classe recebeu uma advertência do professor, de que a forma correta de pesquisar no Código era através do índice sistemático (ou sumário), geralmente colocado no início do livro. Ele sustentava que esse índice ajudava no ensino, o outro não.

    De lá para cá, tenho seguido aquela recomendação. De fato, o índice sistemático funciona como um mapa, que facilita a navegação pelo usuário, auxiliando-o a localizar um tópico dentro de um contexto, ao contrário do índice remissivo, em que esse tópico já é conhecido pelo interessado.

     Você apreende a manusear o Código: vai conhecê-lo por dentro,  não apenas vai encontrar o artigo que procura, mas vai trilhar através de determinado título, capítulo ou seção. Ao fazer isso, você sempre se dará conta de algum outro dispositivo relacionado e tem a oportunidade de repassar toda aquela seção, que vai lhe acrescentar conhecimento e confiança. Isso leva a um aprendizado e reforço de memória constantes.

      Por exemplo, se quiser procurar  “prazo para contestação”, ao invés de procurar no verbete “prazo”, “contestação”, ou “resposta”, procure encontrar em que parte do Código esse tema foi tratado. Você precisará raciocinar. E o simples correr dos olhos pelo Livro I, da Parte Especial, já lhe dá uma visão orgânica e dinâmica da organização das matérias tratadas no Título “Do Procedimento Comum”, até que você chegará ao Capítulo VII, que trata da “Contestação”, e na página 93, do meu próprio Código, encontra-se o art. 335, I, que apresenta o tópico da pesquisa.

    Infelizmente, o uso frequente de indexadores no Google, faz com que o índice sistemático perca cada vez mais relevância e isso leva a um empobrecimento sensível do domínio dos Códigos.

      De forma geral, pode-se dizer que aquele que domina o índice sistemático nunca se atrapalhará se, por um erro de impressão, o seu Código não tiver índice remissivo, mas aquele que só consulta índice remissivo, ficará desorientado com sua ausência, porque não saberá utilizar o mapa que se encontra no início do volume.

    Recomendo, assim, com ênfase, que todo estudante de direito e também os advogados tomem como método de trabalho a consulta sempre ao índice sistemático.

2 comentários sobre “AS VANTAGENS DO ÍNDICE SISTEMÁTICO NOS CÓDIGOS

  1. Com o advento da tecnologia hoje em os melhores advogados sabem usar bem as ferramentas tecnológicas como o google, tablet e em breve os óculos ou lentes com buscadores do google. Usar sistemas informatizados pode reduzir a velocidade de busca até 20 vezes mais como mostram as pesquisas, isso sem contar que ao longo dos nos ficou comprovado que um profissional reduz cerca de 2 meses de horas em busca. Antigamente era muito mais trabalhoso fazer um documento ou um trabalho quando tínha apenas livros em papel e documentos com o avanço da tecnologia tudo se tornar mais agil e rápido.

    • É verdade. O Google facilita, porque ele pesquisa por você, mas não o ensina a pesquisar. O domínio do índice sistemático lhe dá a segurança de encontrar o que precisa quando o Google não estiver por perto, como numa audiência e você adquire uma noção clara da razão pela qual as questões são organizadas de certa maneira. Não é à toa que o índice sistemático é o principal índice de qualquer código. Quem domina esse índice, está sempre um passo adiante, e muitas vezes, não precisa consultar o Google, sem mencionar que há muita falta de objetividade e superficialidade em páginas jurídicas, como é notório .

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s