DECANO E DINHEIRO

    É praxe nos tribunais a reverência e solenidade que se defere ao seu membro mais antigo, tratado com cortesia pela denominação de decano. Passei por essa experiência há um mês e resolvi investigar a etimologia do termo, que carrega uma certa dose de nostalgia, tem um quê de melancólico.

     A palavra DECANO, que designa o membro mais antigo de uma comunidade ou o que preside por eleição uma função universitária, vem do latim DECANUS, um vocábulo e cargo que aparece no império romano tardio para designar a certos pequenos postos no exército que comandavam dez soldados, ou a certos funcionários menores da administração imperial (a partir da época do Imperador Teodósio, no fim do séc. IV), e que, presumivelmente obtinham esse posto por serem os mais antigos no seu corpo. A palavra deriva do numeral DECEM (dez), do qual também procedem palavras como dez, decênio, decimal, dízimo, dizimar, dezembro,  (doze (de DUODECIM), onze (de UNDECIM), etc.

     O numeral DECEM se associa a uma raiz indoeuropeia “DEKM – (dez)”, que também produziu em latim o distributivo DENI (de dez), do qual deriva DENARIUS, o nome da moeda romana que gerou o nosso vocábulo DINHEIRO. (http://etimologias.dechile.net/?decano)

    Não deixa, portanto, de ser curioso que DECANO tenha uma relação etimológica com DINHEIRO, o que expressa com clareza a situação do ocupante de função pública que será defenestrado – especialmente as de exercício temporário –  e por isso,  deixará de receber os seus DENÁRIOS, ou  gratificações.

     As palavras escondem mais segredos do que podemos imaginar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s