AS MAGRAS E O ALERTA PHOTOSHOP

     A França vai tornar obrigatório a advertência de que as fotografias de modelos receberam edição de software para melhorar a aparência e tornar os anúncios mais atraentes, especialmente aqueles que as (os) tornam mais magras (os) ou mais fortes. Isso porque na França há uma obsessão pela magreza, que leva a casos de anorexia.

    A França, às vezes, parece o Brasil. Legisla para dar a impressão de que está mudando a realidade com a lei. Se o propósito é evitar o logro do consumidor, o adequado seria, simplesmente, proibir retoques nas fotografias e não advertir que a fotografia é retocada, me parece.

     Seja como for, o resultado dessa campanha já se sabe, é zero,  porque o consumidor é seduzido pela imagem de fantasia e uma bela imagem é mais desejada do que uma outra nem tanto. Como diz um amigo meu, tem aquela coisa da filosofia platônica, das formas ideais.

      O Photoshop veio para ficar, que o digam as senhoras abaixo,  ex-senadora Ideli Salvati e e da ex-prefeita Ângela Amin. Qual das imagens o eleitor quer ver nos santinhos, embora a ex-senadora hoje esteja impressionando apenas numa sinecura arranjada na OEA.

candidatos-sccandidatos-sc1.jpg

     Esta, a seguir, é de uma propaganda de cosméticos, com a atriz Julia Roberts. Sejamos francos, alguém compraria o cosmético com a foto da direita? (e ela já está maquiada ali). E quem está preocupado que as bochechas da atriz foram emagrecidas e o seu nariz afilado?

mi_1795316134019125

     Enquanto o consumidor for alegremente enganado, não haverá problema, seja pela magreza, por uma cabeleira vistosa, uma pele sedosa, pela simpatia dos políticos e pela beleza de um rosto. Não há elementos para afirmar que não seja isso o que ele realmente quer ver.

     Vejamos o caso das propagandas subliminares de automóveis. O país não tem mais espaço nas estradas, então as propagandas são feitas num domingo bem cedo pela manhã, com muita edição, ou então no campo. Na verdade, o carro nem está ali, foi “colado” na imagem. Seus ocupantes estão sempre sorrindo, mas o consumidor real vai é passar mesmo a maior parte do tempo irritado preso em intermináveis engarrafamentos e ele sabe muito bem disso, mas prefere ver seu futuro carro num ambiente ideal:

images (1)Renault-KWID-83662-CityRED-625x375

    Na indústria alimentícia é que a  coisa engrossa e injuria. Ali, todo anúncio da embalagem é mais atraente do que o conteúdo; pense no que quiser, olhe a embalagem e depois abra e compare:

gulosos_brigadeiro_bauducco_ccoo_thumb10

     Olhe bem para a  foto do próximo  Burger King  ou BigMac que você for comprar e depois veja o que pode vir no seu prato:

fastfoods-ads-vs-reality-burgerkingpage4

Ou experimente pedir o kalzone abaixo e depois confira o que você está mordendo:

1194

      Tudo isso é público e notório. As autoridades sanitárias e de vigilância sabem disso,  o Procon também, os promotores de justiça levam seus filhos para consumir esses produtos. E o que acontece? Nada, porque o Código de Defesa do Consumidor, no que toca à propaganda enganosa, também é uma espécie de Photoshop legal. Coisa pra francês ver. O consumidor que não gostar, tem que criar um caso e ainda se arrisca a ser considerado um chato pelos clientes atrás dele na fila.  Honestidade não vende tão bem.

    Todavia, os franceses são muito diferentes de nós em pelo menos um assunto: na França, a Apple jamais venderia computadores com teclados que não contivessem as letras do alfabeto francês, assim como na Espanha  seus teclados tem os caracteres do espanhol. São países que prezam pelo vernáculo.  Já aqui, todo mundo quer ter um Mac, o consumidor prefere ostentar o símbolo da maçã no vidro do carro do que ter um teclado que funcione racionalmente. É uma decisão consciente e bem pensada e ninguém questiona isso.

      Podemos, portanto,  apostar que as francesas não vão engordar cem gramas por causa do “alerta Photoshop”.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s