DIREITO INFANTOLÓGICO

 

Hoje tomei conhecimento de um novo e saboroso rebento do juridiquês, sem precedente no vernáculo, que me fez deu uma grande alegria e tornou meu dia menos pesado. Li, num documento oficial da nossa justiça – cujo autor não devo nomear – que um determinado processo era da “alçada natural dos feitos infantológicos”. Um bálsamo para o espírito: feito infantológico! Uma beleza dessas cura qualquer depressão. Lembra de cara o irresistível prefeito Odorico Paraguaçu, personagem do Paulo Gracindo, na novela “O Bem Amado”.

Já escrevi sobre o direito ambulatorial, sobre o pedido libertense, sobre o direito “autoral”. Agora é a vez do direito infantológico.

O direito infantológico é um ramo do direito que se diferencia do direito maiorológico e idosológico, por se ocupar de crianças e adolescentes. Quando o feito envolve crianças e adolescentes, ele é conhecido,  bem, o leitor já faz ideia. Antigamente era tratado pelo nome prosaico de Direito de Menores, que era preciso claro, e por isso mesmo, foi substituído pelo pretensioso Direito da Infância e da Juventude, que não se dá conta de que a Juventude pode ser um estado de espírito e é um conceito cronológico vago.

Aliás, essa mudança “politicamente correta” foi bastante curiosa; caso se tratasse de nome de pessoa, e o Direito de Menores quisesse mudá-lo para Direito da Infância e da Juventude, um juiz sensato o negaria, porque não faz sentido trocar seis por meia dúzia. É como a piada do sujeito que se chama João Burro e quer mudar para João Jumento.

Nessa onda do direito infantológico ainda vamos todos parar no jardim zoológico.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s